A dermatite seborreica é o nome científico da “caspa”, aquelas descamações mais frequentes no couro cabeludo, mas o que muitos não sabem é que pode acometer também rosto e tórax. É um problema da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e faz parte da nossa rotina no consultório.
Muitos pacientes nos procuram frustrados buscando a cura da dermatite e é importante deixar claro que não há cura. Isso não significa que você terá que conviver diariamente com a caspa. Significa que você pode controlá-la com os tratamentos, mas alguns gatilhos, como o estresse, podem levar a uma nova crise e piora do quadro.
O Que é a Dermatite Seborreica?
A dermatite seborreica é uma condição inflamatória da pele caracterizada por manchas vermelhas, crostas, descamação e coceira. Ela pode ocorrer em várias áreas do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo, conhecida como “caspa”ambém é bastante frequente no rosto, se manifestando como uma vermelhidão com descamação especialmente nas sobrancelhas, canto do nariz e atrás das orelhas. Pode acometer também região peitoral e costas.
Quais são os sintomas da Dermatite Seborreica?
Os sintomas da dermatite seborreica podem variar em gravidade e incluem:
Descamação: podem ser escamas mais soltas ou mais aderidas
Coceira
Vermelhidão
Irritação: Em casos mais graves, pode ocorrer sensação de queimação ou irritação;
Queda de cabelo
Quais as causas da Dermatite Seborreica?
As causas exatas da dermatite seborreica não são totalmente compreendidas, mas vários fatores contribuem para o seu desenvolvimento:
Genética
Proliferação de um fungo chamado Malassezia. Ele já está presente no nosso corpo, mas em algumas pessoas, ele se prolifera
Inflamação: A resposta inflamatória do sistema imunológico à presença da Malassezia desempenha um papel na dermatite seborreica. Significa que a presença desse fungo pode levar a alguns organismos a reagirem de forma exagerada a ele
Além dos fatores relacionados à causa, que buscam explicar porque algumas pessoas desenvolvem dermatite seborreica e outras não, existem os fatores agravantes que são:
Estresse
Alterações climáticas
Uso de escovas progressivas
Baixa frequência de lavagem do couro cabeludo
.
Como tratar a Dermatite Seborreica?
O tratamento da dermatite seborreica visa aliviar os sintomas e controlar as recorrências. As opções de tratamento incluem:
Xampus e Loções Antifúngicos: piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou cetoconazol;
Ácido salicílico;
Corticóides na forma de xampu, solução capilar ou cremes, de acordo com a área que desejamos tratar;
Tacrolimus;
Higiene Adequada
Durante as crises é importante evitar também uso de chapéus ou bonés, além de pomadas, sprays e géis para o cabelo
É possível prevenir a Dermatite Seborréica?
Apesar de ser impossível prevenir o surgimento da dermatite seborréica, é possível criar alguns cuidados que tornarão o controle da doença mais fácil, como evitar os fatores de gatilho, não tomar banhos muito quentes, enxugar-se bem antes de se vestir, evitar tecidos sintéticos porque retém mais o suor, controlar a ansiedade e não deixar resíduos de xampu ou condicionador no couro cabeludo.
Conclusão
A dermatite seborreica é uma condição da pele comum que pode ser gerenciada eficazmente com o tratamento adequado e cuidados de prevenção. Embora a condição possa ser crônica e recorrente, muitas pessoas encontram alívio significativo dos sintomas ao seguir um plano de tratamento personalizado sob a orientação de um dermatologista. Se você está enfrentando a dermatite seborreica, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde para determinar a melhor abordagem para seu caso específico.